A adolescência é tempo de descobertas que traz fascínio e certo medo pelo novo. A adolescência  surge repleta de  encanto e dúvidas sobre o sentido da vida. A sexualidade aflora e há necessidade de respostas para os questionamentos para melhor entendimento e aceitação das transformações. Para escrever esse livro Valéria Walfrido consultou 14.200 jovens brasileiros em sua fase púbere e adolescente, coletou suas dúvidas e questionamentos.

A linguagem utilizada é a mais franca e atual, alias coerente com os diálogos ouvidos em todos os recantos onde se encontra a juventude necessitada de conhecimentos mais aprofundados sobre seu próprio corpo.


Baseada na necessidade que  tem os jovens  e muitos pais e responsáveis ao conhecimento de seu universo com asatuais informações criou esse livro para fortalecer o elo familiar.

Nele aborda-se processo biológico, modificações corporais,virgindade, hímen, adaptação vaginal, primeira visita ao ginecologista, menarca, menstruação, ovulação, tpm, ereção, fecundação, higiene íntima métodos aticonceptivos, dsts, gravidez na adolescência, o ficar, a transa,  roubo juvenil, o jovem e a drogas. As  perguntas  do livro são advindas da cabecinha dos próprios jovens as quais todos os pais devem ter conhecimento para desta forma está  ao lado de seus jovens que serão o adulto do amanhã.

Esse livro recebeu elogios do UNESCO e UNICEF.